Olá, tudo bem? Você tem mantido CONEXÃO com seus atuais clientes e seus seguidores nas redes sociais?
Estar AO VIVO para seus clientes e seguidores é sem sombra de dúvidas uma das melhores formas de gerar CONEXÃO!
Toda relação entre pessoas ou empresas se estabelece através de uma primeira conexão e nos tempos atuais, quase sempre é online.
Qual tem sido o IMPACTO que você tem gerado em suas primeiras conexões com seus potenciais clientes?
Além do primeiro contato, com qual frequência você tem se CONECTADO com seus atuais clientes e seguidores?
Aqui vai um alerta! Se sua estratégia comercial está apenas em gerar um primeiro impacto positivo, saiba que corre grande risco de perder seus clientes para a concorrência.
A oferta de conteúdo e novas conexões é absurda. Seus clientes e especialmente seus leads estão sendo bombardeados por lives, anúncios, emails de várias outras empresas o tempo todo.
A LIVE é uma excelente ferramenta não só para gerar uma boa primeira impressão, mas para manter o relacionamento vivo, trazer novos clientes e vender mais para os atuais!
O recomendável é fazer uma live por semana em suas redes sociais para manter sua audiência consciente que você está sempre com este canal aberto.
Sei que talvez você esteja adiando essa ideia de fazer lives por alguns dos 6 problemas abaixo:
- não tem um espaço adequado em sua empresa ou home office;
- falta experiência com este tipo e formato de comunicação;
- vergonha para falar diante da câmera;
- não tem câmera, iluminação e microfone adequados para uma live de qualidade;
- falta de ideias de conteúdo para criar uma agenda de lives semanais;
- o medo de entrar ao vivo e não ter ninguém te assistindo;
Como prometido vou trazer soluções rápidas para cada um dos seis obstáculos que citei acima, então se você se identificou com alguns deles já deixa um comentário abaixo dizendo quais são e o que achou das dicas.
Simbora para as soluções!
1 – não tem um espaço adequado em sua empresa ou home office
Separar um espaço só pra fazer suas lives seria o ideal. Pensar num cenário legal e adequado ao seu tema.
Vamos ver agora alguns pontos cruciais que deve observar no espaço onde fará a transmissão:
- seja silencioso: tranque a porta, feche as janelas, faça tudo para que o único som ouvido em sua live seja sua voz;
- não haja distrações: tanto para quem vai falar na live quanto para quem assiste, se tiver elementos que gerem distrações, simplesmente vai tirar a atenção que deveria estar em você.
- bem iluminado: como a maioria das lives são realizadas a noite, invista num ring light ou num kit softbox para deixar o ambiente bem iluminado. Veja se seu rosto está bem iluminado e sem sombras, é muito comum quando gravamos embaixo de uma lâmpada do teto ficar com sombra ao redor dos olhos ou abaixo do nariz.
2 – falta experiência com este tipo e formato de comunicação
Falar para uma câmera por 30 minutos a 1 hora não será tarefa fácil para marinheiros de primeira viagem, mas aqui vão algumas dicas que irão te ajudar e com a prática vai ficar cada vez mais natural.
- Procure olhar a maior parte do tempo para a câmera e não para a tela do computador ou celular. Seu olhos comunicam muito e fazendo assim seu público tem maior conexão, pois parece que o está olhando nos olhos;
- Tenha um roteiro para sua LIVE. Isso vai te trazer mais segurança e evitar que você devaneie demais e se perca.
- Não fique totalmente preso ao roteiro. Se ao longo da LIVE forem surgindo temas interessantes e correlatos, vá em frente, mas não se empolgue para não fugir totalmente do roteiro.
- Interaja com seu público. Do começo ao fim de sua live você precisa interagir com os participantes. No começo serão poucos e você poderá explorar melhor as dúvidas e comentários de cada um. Só cuide para que a LIVE não vire uma conversa com apenas uma pessoa. Busque engajar os outros presentes.
3 – vergonha para falar diante da câmera
Esse é muito comum. Em 2020 dei aula online para mais de 5000 professores e pasmem, a grande maioria tinha medo de câmera.
Algumas dicas para vencer este medo:
- Olhe para a câmera pensando que está conversando com um amigo, se quiser pode até dar um apelido para sua câmera. Quanto mais você olhar pra ela e imaginar que está falando com alguém, mais fácil será.
- Inicie sua live por assuntos que você gosta e domina melhor;
- Tenha um roteiro, mais uma vez este elemento vai te ajudar;
- Evite o excesso de autocrítica: dê tempo ao tempo, você tá começando a fazer lives e ninguém manda super bem logo de primeira. Então relaxe e permita-se a ir melhorando.
- Ensaie antes da live: simule que você está fazendo a live, não precisa ir do começo ao fim do seu roteiro, mas ensaie ao menos a intro e os 2 primeiros tópicos, isso já vai deixar você muito mais seguro antes de entrar ao vivo;
4 – não tem câmera, iluminação ou microfone adequados para uma live de qualidade;
Sem sombra de dúvidas, se você não tem orçamento para montar um estúdio com bons equipamentos, então comece com um ring light e seu celular.
Podendo investir um pouco mais pode comprar uma webcam full hd, um kit softbox, mesa digital, e bom microfone. Assim você começa um estúdio amador no home office ou em sua empresa com custo na casa dos R$5000
Agora, se você quiser de fato ter um estúdio profissional ou perto disso, prepare o bolso para investir na casa dos R$15 a 20 mil por baixo.
5 – falta de ideias de conteúdo para criar uma agenda de lives semanais;
Os temas das suas lives precisam ser interessantes. Uma das melhores formas de saber que temas trazer é conversando com sua audiência.
Faça uma pesquisa breve checando quais são os principais problemas que seus clientes ou leads têm enfrentado.
Pode perguntar também quais pessoas costumam consumir algum tipo de conteúdo: livro, podcast, vídeos. Serão bons nomes para você convidar para suas lives.
Veja os posts que mais bombaram em suas redes sociais ou nas dos seus concorrentes, só aí você levanta um momento de temas que pode trabalhar.
Crie uma agenda com as lives que terá no mês e divulgue cada live em separado. Isso vai te ajudar a identificar quais os temas mais quentes e direcionar melhor a agenda do mês seguinte.
6 – o medo de entrar ao vivo e não ter ninguém te assistindo;
É frustrante demais começar uma live e não ter uma alma viva te assistindo. Para evitar essa sensação ruim de estar falando sozinho, invista em divulgação antecipada.
A não ser que você tenha dezenas de milhares de seguidores e pode entrar ao vivo a qualquer hora que terá gente pra te assistir, mas enquanto não chega a esse patamar, precisa planejar suas lives para que tenha ao menos alguns dias para atrair o público.
O tempo é relativo, mas eu recomendo para quem tenha menos de 1000 seguidores no Instagram ou YouTube a divulgar ao menos 7 dias antes, pois é o tempo mínimo para rodar uma campanha de anúncios para chamar pessoas para sua LIVE.
Como e onde divulgar?
Por experiência, recomendo criar uma landing page para falar da live e pedir o email do interessado. Veja aqui um exemplo!
Na página de obrigado pelo cadastro você traz um link para um grupo do whatsapp, pois depender só do email não dá mais.
Depois da página da live pronta, faça uma campanha no Facebook / Instagram para trazer público qualificado.
Nos 2 dias que antecedem a live você deve enviar lembretes no grupo do whatsapp e por e-mail reforçando o dia, horário e tema da live. No dia da transmissão vale reforçar o lembrete com um aviso pela manhã, outro ao meio-dia e os últimos 1h e 5 min antes da LIVE.
Bom, se você se encontra paralisado em alguns destes obstáculos, então saiba como nós podemos te ajudar a fazer suas lives: do planejamento dos roteiros e pautas, divulgação e a infraestrutura de produção acessando este link.
Estamos desde 2013 realizando e vendendo através de LIVES e temos certeza de que se você não está investindo neste formato de comunicação, certamente algum concorrente já o faz ou está pensando em fazer.
Vamos conversar?!
Escrito por Tiago Marinho